Criar uma Loja Virtual Grátis
Translate this Page






Partilhe esta Página



Futebol sensacional


Igrejas e Eventos Religiosos
Igrejas e Eventos Religiosos

 

Igrejas

 

                                                        ENTENDENDO AS DIFERENÇAS

 

Os conceitos aqui relatados podem diferir em alguns tópicos por se tratar de uma visão generalista e enciclopédica. As informações aqui expostas buscam informar aos leitores da forma mais abrangente possível e sem discriminação ou preconceitos, pois todas as religiões têm suas razões de existir e de serem cultuadas.

 

BASÍLICA é um título é dado pelo papa a uma igreja especial de grande porte, privilegiada com relíquias de um ou mais santos, e que possua grande influência sobre determinada região geográfica ou país e seu acentuado caráter espiritual que exerce sobre religiosos e leigos de uma jurisdição eclesiástica. Ex. Basílica de Aparecida.

 
CAPELA é uma pequena comunidade católica pertencente a um grupo de outras comunidades e que comporta, normalmente, só um altar com modesta estrutura física, onde o padre exerce suas funções, normalmente de forma itinerante, estando subordinada e pertencendo a determinada paróquia. São usuais as capelas de colégios, universidades, presídios, conventos, quartéis, castelos, fazendas etc.


CATEDRAL é a Igreja para onde convergem as paróquias (grupo de igrejas católicas e capelas). É a Igreja episcopal, cujo dirigente maior é o Bispo que exerce sobre os Párocos das igrejas de sua diocese, repassando, com sua autoridade eclesiástica, as diretrizes firmadas pelo Papa. Nas catedrais é que são sepultados os bispos de uma determinada Diocese e esta é a condição para que uma igreja seja designada "Catedral". É o templo principal onde um bispo católico, anglicano, metodista, ortodoxo, luterano e protestante com seu cabido, tem sua cátedra ou sede (daí a palavra sé). Usualmente, mas não necessariamente, é o maior e mais imponente templo de uma diocese.


CONGREGAÇÃO é grupo de pessoas reunidas para determinado propósito ou atividade. A expressão “congregação” aplica-se, no seu sentido mais amplo, ao corpo inteiro de discípulos cristãos, sob Cristo qual Cabeça.

 
IGREJA é uma instituição religiosa cristã separada do Estado. É um templo católico, normalmente, com qualidade de Paróquia, onde o Vigário e/ou Pároco, exercendo sua autoridade religiosa, confirma e repassa as instruções episcopais aos religiosos ou fiéis que estão sob sua jurisdição eclesiástica. Cabe a igreja administrar o dinheiro do dízimo, construir templos, ordenar sacerdotes e muitas vezes mantê-los e repassar para seus crentes sua interpretação da Bíblia. Igreja também pode significar um templo cristão. Ex: Igreja de São Pedro (refere-se ao templo dedicado a ele).

 

MATRIZ é a sede da paróquia, a igreja principal de uma cidade ou de um bairro. É a sede do pároco o local onde se concentra as principais atividades pastorais e litúrgicas da comunidade em redor.

 

MÓRMONS - A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias é o nome oficial da religião chamada frequentemente de Igreja Mórmon. Acreditam em primeiro lugar que Jesus Cristo é o Salvador do mundo e o Filho de Deus. Apesar da origem e experiências serem variadas, os mórmons são unidos pelo compromisso com Jesus Cristo. 

 

PARÓQUIA é uma comunidade da Diocese entregue aos cuidados pastorais de um padre que recebe o título de pároco. É uma subdivisão territorial de uma diocese, eparquia ou bispado, dentro da Igreja Católica Romana e de algumas outras igrejas. A palavra "paróquia" é também usada para se referir de um modo mais geral ao conjunto de pessoas que freqüentam uma determinada igreja. Neste uso, uma paróquia é um ministro que serve uma congregação.

 

SANTUÁRIO é uma igreja que guarda uma relíquia do Santo que lhe dá o nome. Em cada diocese existe sempre, um santuário, uma matriz e uma basílica. É um local sagrado, para onde, por devoção, acorrem peregrinos de diversas regiões, entretanto algumas religiões não adotam o culto de imagens.

 

TEMPLO é uma estrutura arquitetônica dedicada ao serviço religioso. O termo também pode ser usado em sentido figurado. Neste sentido, é o reflexo do mundo divino, a habitação de Deus sobre a terra, o lugar da Presença Real. Todos os templos autênticos envolvem um simbolismo cósmico.